Serviço Diocesano da Catequese

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A Alegria de anunciar Jesus Cristo

Jornadas Nacionais de Catequistas
Fátima, 3 a 5 de Outubro de 2014


Organizadas pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), as Jornadas Nacionais de Catequistas decorrerão de 3 a 5 de Outubro de 2014 no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, no início da Semana Nacional da Educação Cristã.

Com o tema «A Alegria de anunciar Jesus Cristo», o programa inicia na sexta-feira com um momento de oração presidida pelo Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, Sr. D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém. Nessa noite haverá ainda uma apresentação sobre «Os materiais da catequese, comunhão eclesial e serviço do Povo de Deus, pela Dr. Cristina Sá Carvalho e Paulo Campino.

No sábado, dia 4 de Outubro, o Sr. D. Manuel Pelino desenvolverá durante a manhã o tema «A Igreja em saída». Durante a tarde decorrerão os Ateliers e Conferências Temáticas. Haverá 6 Ateliers, um para cada catecismo da infância, e abordarão o itinerário e pedagogia própria de cada ano. As Conefrências serão 4: Orientar as "Catequeses da Fé" - preparação para a profissão de Fé; O despertar Religioso das crianças; Catequese Familiar: orientações para a prática; e Catequese dos Adolescentes: que novos caminhos. Cada catequista pode participar apenas numa destas 10 alternativas apresentadas.

A terminar as Jornadas, o Pe. Luís Miguel Rodrigues orientará a reflexão sobre a «Oração e espiritualidade do catequista em missão", e haverá ainda a apresentação da proposta da "Escola Paroquial de Pais" com os catecismos 4 a 6. O programa encerra com a Eucaristia e Envio, presidida pelo D. António Moiteiro, na Basílica da Santíssima Trindade.

Para as inscrições, os catequistas deverão preencher a FICHA e enviá-la para o Serviço Diocesano da Catequese (catequeseleiria@gmail.com) até ao dia 15 de Setembro.

Sem comentários: