Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Curso de Iniciação de Catequistas

O Curso de Iniciação de Catequistas (CIC) é uma formação inicial que «tem como objectivo proporcionar uma preparação e uma formação indispensável para o exercício da função de catequista na Igreja, apresentando, de maneira simples e o mais acessível possível, as noções essenciais da actividade catequética e ajudando o catequista a amadurecer a sua experiência de fé e de responsabilidade eclesial» (CEEC, Formação de catequistas, plano de acção, 21) e, por isso, se deve fazer todos os esforços para que todos os catequistas tenham esta formação inicial ao começar a sua actividade catequética.

Ao longo do ano de 2014-15 serão propostas pelo SDC três modalidades para o Curso de Iniciação de Catequistas:

1. CIC na escola diocesana «Razões da Esperança»
Integrada na escola diocesana «Razões da Esperança», a Escola de Catequistas vai dar a oportunidade dos catequistas fazerem, ao longo do ano, a formação inicial. A formação decorre no Seminário de Leiria, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h, com início no dia 30 de setembro (celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr, Bispo, e inscrições), e o primeiro dia de aulas a 7 de outubro.
Na primeira hora (21h – 21h50), os catequistas frequentam as cadeiras do curso base da escola «Razões da Esperança», uma em cada semestre. Na segunda hora (22h – 23h) frequentam a formação específica do Curso de Iniciação. Esta formação será orientada pela Olívia Mendes.
Para completar o Curso de Iniciação terão de fazer, com aproveitamento, esta formação específica da segunda hora e as duas cadeiras da primeira hora, uma em cada semestre.

2. CIC intensivo em Fátima 
Em colaboração com o Centro Catequético, em Fátima, propõe-se um Curso de Iniciação de forma intensiva, a realizar em 3 fins-de-semana: 8 e 9 de novembro e 6 e 7 de dezembro de 2014; 3 e 4 de janeiro de 2015. A formação começa aos sábados pelas 9h, terminando às 18h. Aos domingos tem início às 9h e termina às 17h.

3. CIC nas vigararias/paróquias 
O SDC vai continuar a disponibilizar a realização de Cursos de Iniciação a nível local, nas paróquias ou vigararias que se organizarem para esse fim. Neste momento está já a ser programado um CIC a realizar em Ourém, a partir do início do mês de outubro.

Sem comentários: