Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Encontro Interdiocesano de Catequistas

«Creio: Professo um só batismo para a remissão dos pecados» é o tema do 44º Encontro Interdiocesano de Catequistas da Zona Centro, a realizar em Fátima, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2016.

Continuando a reflexão a partir do Credo que orientou os últimos quatro encontros, e tendo também presente o Ano da Misericórdia, o Interdiocesano deste ano pastoral irá centrar-se nos sacramentos da iniciação cristã e da reconciliação. Durante o dia de sábado contará com a presença do Padre José Miguel Barata Pereira, Reitor do Seminário dos Olivais, Lisboa, que aprofundará os temas «Sacramento e Sacramentos» e «Iniciação Cristã e Sacramentos».

A manhã de domingo terá quatro ateliers à escolha, voltados para a dimensão prática da catequese com crianças e adolescentes: a questão do percurso catecumenal das crianças e adolescentes que entram para a catequese sem serem batizadas; a preparação e realização de celebrações penitenciais com as crianças ou com os adolescentes; e a preparação e realização de momentos de adoração eucarística com as crianças e adolescentes. A terminar o encontro, o Padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, aprofundará o tema «Missas com crianças».

Para além das conferências e dos ateliers para o aprofundamento temático, este encontro, que reúne catequistas das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Santarém, Setúbal e Portalegre - Castelo Branco, será também a oportunidade para a vivência e partilha da fé entre os catequistas, de convívio e intercâmbio de experiências.

As inscrições decorrem até ao dia 20 de janeiro de 2016. O encontro decorrerá no Centro Catequético de Fátima onde se podem reservar o alojamento e refeições.

A ficha de inscrição está disponível aqui:
- Dupla (duas por folha)
- Una (uma por folha)

Mais informação e programa completo na página da Zona Centro.

Sem comentários: