Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Papa convida ao anúncio principal da fé


Nos dias 23 a 25 de setembro, catequistas de todo o mundo viveram o Jubileu dos Catequistas, em Roma. O programa começou com o convite a contemplar a misericórdia de Deus a partir do quadro da conversão de São Mateus, de Caravaggio, incluiu a peregrinação à Porta Santa na basílica de São Pedro, o testemunho de diferentes catequistas, em São Paulo Fora de Muros e, a culminar o Jubileu, a celebração com o Santo Padre na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Entre os vários grupos de portugueses, esteve também o grupo com os responsáveis diocesanos da catequese das dioceses de Portugal. A página do SNEC apresenta também as homilias dos bispos da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé que acompanharam o grupo.

Destaque para a celebração da Missa com o Santo Padre, durante a qual o Papa pediu para os catequistas nunca se cansarem de fazer o primeiro anúncio da fé: "Neste Jubileu dos Catequistas, pede-se-nos para não nos cansarmos de colocar em primeiro lugar o anúncio principal da fé: o Senhor ressuscitou. Não há conteúdos mais importantes, nada é mais firme e atual. Cada conteúdo da fé torna-se perfeito, se se mantiver ligado a este centro, se for permeado pelo anúncio pascal; mas se, pelo contrário, se isolar, perde sentido e força. Somos chamados continuamente a viver e anunciar a boa-nova do amor do Senhor: «Jesus ama-te verdadeiramente, tal como és. Dá-Lhe lugar: apesar das deceções e feridas da vida, deixa-Lhe a possibilidade de te amar. Não te dececionará»."

Quase a concluir a homilia, o Papa convida os catequistas a um olhar de esperança e de atenção aos mais necessitados: "Quem anuncia a esperança de Jesus é portador de alegria e vê longe, tem pela frente horizontes, e não um muro que o impede de ver; vê longe porque sabe olhar para além do mal e dos problemas. Ao mesmo tempo, vê bem ao perto, porque está atento ao próximo e às suas necessidades."

Sem comentários: