Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 13 de março de 2017

Quereis oferecer-vos a Deus?

MANHÃ DE ORAÇÃO PARA CATEQUISTAS

Em início de Quaresma, manhã do sábado 4 de março, e Ano do Centenário das Aparições, foi sob o mote do convite de Nossa Senhora aos Pastorinhos que cerca de 60 catequistas da Diocese se juntaram para rezar e meditar, com possibilidade do sacramento de Reconciliação. Como guia tivemos o Padre Vítor Mira de Jesus, atualmente em Serviço no Santuário de Fátima.




Em jeito de ato de fé na presença do Senhor que sempre nos precede, e ao encontro de Quem viemos, nesta manhã de oração, iniciámos a mesma com o cântico: Deus está aqui! Tão certo como o ar que respiro, tão certo como a manhã que se levanta… Tu o podes sentir… tu o podes ouvir… tu o podes levar… tu o podes guardar para sempre no teu coração. A certeza desta presença é já um pedacinho de céu para nós, tal como o fora para os Pastorinhos de Fátima. E foi também com eles que meditámos e rezámos nesta manhã. Primeiro, tomando consciência de que o convite a eles dirigido por Nossa Senhora, na primeira aparição, é feito hoje a cada um de nós, lembrou-nos o Pe. Vítor. De seguida, com base nas “Memórias” foi-nos mostrando como os Pastorinhos lavaram a sério o “sim, queremos” que deram a Nossa Senhora, envolvendo nesse sim toda a sua vida quotidiana: pela intercessão, reparação, penitência, oração, sacrifícios. Não apenas os que a vida diária impunha, eles próprios os procuravam: a sede, a corda, as urtigas, a dádiva do lanche aos outros… tudo por amor pois só o amor os movia e só por amor faz sentido. Que amor me move? Que sacrifícios faço eu pelos outros?

Advertiu ser Fátima um lugar de fé: que é a resposta da nossa vida ao que julgamos ser vontade de Deus; em confronto, por vezes, com práticas de religiosidade popular, onde predomina a busca de conforto, segurança, sucesso… Sendo este espírito e atitudes um desafio à Igreja e a cada um de nós, na nossa missão de evangelizadores. Como compreender, viver e anunciar esta mensagem? Questão para ficar a ecoar em cada um de nós! Fátima é lugar de encontro com o Deus da fé, não de rituais sem sentido, já condenados no Antigo Testamento; e, citando Isaías “…o incenso é-me abominável…; Convertei-vos a mim de todo o coração; lavai-vos, purificai-vos dos vossos pecados; rasgai os vossos corações não as vossas vestes; o Jejum que me agrada é a libertação dos oprimidos, dar comer e abrigo, vestir os nus…; então invocarás o Senhor e Ele te responderá: estou aqui!” Já no Novo Testamento, com Jesus, o jejum tem valor como expressão da entrega da vida a Deus: Heb. “Eis que venho ó Deus, para fazer a tua vontade”. E morreu na cruz por fidelidade ao Pai e à missão de que tinha sido investido. Em todo o tempo, mas particularmente na Quaresma faz todo o sentido um cristão, um catequista, meditar nisto, disse o Pe. Vítor. A melhor penitência parte do nosso interior, é o controlo sobre nós mesmos, a capacidade de reconhecer e corrigir as nossas falhas, como expressão do nosso amor. "Não tanto o que faço mas o amor com que o faço”; foi assim também com Teresinha de Jesus: fazer da vida um dom para Deus e para os outros. Mas a isto só se chega pela oração, como momento de comunhão e de entrega ao Deus do Amor. A “Oração de Reparação” é essencialmente para reparar o que está mal, “avariado”, na nossa vida. “ Jesus veio ao mundo para reparar a humanidade avariada”. E a nossa missão de “Reparadores” é continuar a obra de Jesus. Sermos continuadores da experiência da Misericórdia de Deus para connosco, fazendo “Reparação” com a oração e com a vida diária.

Esta imagem do “avariado” pareceu-me fazer todo o sentido. O que por aí vai de “avarias” a começar na minha vida e no mundo que me rodeia. Assim, “para grandes males, grandes remédios”. Se cada um de nós de os aplicar, a promessa, tal como os pedidos, de Nossa Senhora, em Fátima, continuarão vivos e atuantes.

Obrigada Padre Vítor!
Belmira de Sousa

Sem comentários: