Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Início Escola Diocesana: 26 setembro

A Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE) vai recomeçar as suas atividades a 26 de setembro de 2017. Nesse dia, pelas 21h, na Aula Magna do Seminário de Leiria, o Pe. Adelino Ascenso fará a conferência inaugural com o tema “Esta igreja que atravessa o silêncio”. Haverá ainda, nesse dia, a apresentação do novo ano letivo e inscrições na EDRE e outros cursos do CCFC.

Na EDRE, como habitualmente, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h, no Centro Pastoral Diocesano (Seminário), haverá, na primeira hora (21h – 21h50), duas cadeiras: “Igreja e Missão” (do curso base), lecionada pelo diácono Eduardo Caseiro; e “Uma espiritualidade do quotidiano” (complementar), lecionada pela Doutora Anabela Rodrigues.


Na segunda hora (22h – 23h), o SDC propõe 4
propostas para os catequistas:
1) Curso de Iniciação de Catequistas;
2) Catequética do Curso Geral de Catequistas;
3) Catequeses da Fé;
4) Equipas vicariais e paroquiais de catequese.

Após a abertura da EDRE, a 26 de setembro, o primeiro dia de aulas será a 10 de outubro.

BÍBLIA E TEOLOGIA CRISTÃ
Bíblia e Teologia Cristã, é a proposta do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, um ciclo de estudos que pretende ser uma sólida introdução ao estudo da Teologia, oferecendo os instrumentos hermenêuticos para a compreensão dos fundamentos bíblicos e sistemáticos do pensamento cristão, com um alcance espiritual e pastoral.

Terá início a 12 de outubro, com duas cadeiras fundamentais, à quinta-feira “História do Povo da Aliança” (Gonçalo Diniz, 19h15-20h45) e “A Herança de um Único Deus: Hermenêutica das Religiões Abraâmicas” (Jorge Guarda, 21h00-22h30), e um módulo interdisciplinar, no final do semestre, “Sabedoria e Poesia: uma leitura bíblica para o nosso tempo” (mais informações AQUI).

Sem comentários: