Serviço Diocesano da Catequese

sábado, 25 de novembro de 2017

Campanha para o Advento de 2017

A alegria de recordar e agradecer, em Igreja,
o nascimento de Jesus


A Igreja de Leiria-Fátima celebra, este ano pastoral de 2017+18, o centenário da restauração da Diocese. Esta celebração dá-nos a oportunidade de fazer a memória agradecida da nossa história enquanto Igreja diocesana, feita da história de tantos que nos precederam no tempo e na fé, e nos possibilitam viver hoje a alegria do encontro com Jesus Cristo.

Acompanhando a carta pastoral do Sr. Bispo, “A alegria de ser Igreja em Missão”, o Serviço Diocesano de Catequese propõe uma campanha para as crianças e adolescentes da catequese que se centra na construção progressiva do presépio comunitário (na sala ou centro de catequese, ou na igreja), e no espaço familiar.

O presépio será não apenas o lugar da memória agradecida pela vinda de Jesus Cristo que, para nós e pela nossa salvação, se fez homem e habitou no meio de nós, mas também de todos aqueles que foram testemunhas da fé e nos transmitiram a alegria de acreditar. Nesse percurso, procuramos ainda tomar consciência de ser Diocese, sentindo-nos unidos a todos os que nas 75 paróquias da nossa Diocese fazem o mesmo caminho rumo ao Natal do Senhor.

A campanha propõe também a integração nas celebrações da Eucaristia da comunidade, com a construção progressiva do presépio na igreja, assim como a bênção das imagens centrais do presépio: Nossa Senhora, São José e Menino Jesus. Para o 4º domingo a celebração da partilha da Luz da Paz de Belém (esta também poderá eventualmente ser feita na noite ou dia de Natal).

Para cada semana do Advento está preparada uma proposta para viver em casa, sempre que possível em família. Consiste na construção progressiva do presépio, acompanhado de um breve momento de reflexão e oração.

Todos os materiais estão disponíveis AQUI.

Sem comentários: